Primary contact
Av. Álvares Cabral, 560 – CentroBelo Horizonte, Minas Gerais - MG
BR
O Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo Centro de Referência Audiovisual, desenvolve uma política ampla de apoio ao universo audiovisual da cidade de Belo Horizonte, atuando em diversas frentes, da preservação à produção. Como unidade museal, tem a missão primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, pesquisa e divulgação.
O MIS mantém quase 70 mil itens, em reservas climatizadas, com monitoramento 24 horas. Possui uma equipe multidisciplinar formada por técnicos em museologia, conservação história e cinema, que faz o tratamento de registros nos mais diferentes suportes: fílmicos, videográficos, fotográficos, fonográficos, tridimensionais e textuais. Todo esse acervo encontra-se disponível para a consulta. O MIS amplia suas ações, com variada grade de programação que inclui exposições tanto em sua sede, como em vários centros culturais da própria cidade.
A atuação do Museu da Imagem e do Som estendendo-se a outras etapas da cadeia do audiovisual, tais como a produção, a exibição e a formação. Por meio de suas ações educativas e de difusão, o MIS contribui para a formação de profissionais da área de conservação, oferecendo oficinas de preservação de acervos fílmicos, e para a formação de público, com atividades como sessões de cinema comentadas, exibições ao ar livre, palestras e seminários. Essas iniciativas atendem às mais diferentes faixas etárias, do público infantil à terceira idade, passando por pessoas em situação de rua e usuários do sistema municipal de assistência social.
Em sua sede, o MIS abriga reserva técnica climatizada com uma antecâmara e três depósitos com temperatura e umidade relativa controladas. Possui também uma área de tratamento de acervo com mesas de revisão e higienização, atelier de restauração, espaço expositivo e sala para atendimento a pesquisas e consulta de imagens.
A Associação dos Amigos do Centro de Cultura Belo Horizonte – AMICULT, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa CAIXA de apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – biênio 2015/2016, realiza o projeto PRESERVAÇÃO PREVENTIVA DO ACERVO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM: MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E SEGURANÇA.
Visando garantir melhores condições de preservação do acervo, estão sendo feito investimentos com os seguintes objetivos:
O acervo do MIS é, antes de tudo, bastante diversificado, abrangendo filmes (em película e videográfico), fotografias, figurinos, objetos tridimensionais, cartazes cinematográficos, material fonográfico e documentação correlata (anotações de diretores, roteiros, etc.)
Atualmente, o acervo da instituição é constituído por mais de 45 mil filmes em diversos suportes (película – 8mm, 16mm e 35mm, fitas VHS, Betacam, U-Matic, Mini-DV, S-VHS, Hi-8), os quais trazem temas variados, em sua maioria relacionados com a cidade, como: futebol, artes, atos políticos, casos policiais, atualidades sociais; além de filmes de ficção.
Seu acervo fotográfico é constituído por aproximadamente 40 mil fotografias, entre revelações, slides e negativos. Por outro lado, do acervo textual, destacam-se os cartazes cinematográficos, aproximadamente 1.700 itens, entre originais e duplicatas. Um material rico em detalhes, que evidencia a história de uma época, suas qualidades técnicas e visuais, além de registrarem detalhes importantíssimos dos filmes, servindo como referência de design e ilustração da história do cinema. Além disso, cerca de 300 objetos constituem o acervo tridimensional do MIS. Associados à história do cinema, mostram um universo pouco conhecido pela maior parte do público. São equipamentos usados em todo processo de produção cinematográfica, passando pela captura de imagens, edição fílmica e projeção. A disponibilização de todo esse material cria, assim, a oportunidade de o público conhecer um pouco mais da história do audiovisual de Belo Horizonte.