Subseção - Diretoria de Audiovisual (DIMAS)

Área de identificação

Código de referência

Título

Diretoria de Audiovisual (DIMAS)

Data(s)

Nível de descrição

Subseção

Dimensão e suporte

Área de contexto

Nome do produtor

História administrativa

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, criada em 1974, é vinculada à SecultBA e tem como missão promover e viabilizar a arte para o fortalecimento da cultura e desenvolvimento da sociedade baiana. Articulada com sociedade civil e instituições públicas, a FUNCEB cria e implementa políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

História do arquivo

A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) é o setor da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) responsável por pensar, em diálogo permanente com os agentes da área, planejar e executar as políticas para o Audiovisual da Bahia. Sua atuação, nos últimos anos, abrangeu o fomento e apoio à produção audiovisual, através do estímulo e suporte a realizadores e artistas; a difusão do audiovisual baiano, por meio do apoio à criação de novas janelas de exibição e formas de facilitar o acesso do público às obras; a formação, na realização de cursos de capacitação, qualificação técnica e sensibilização do público para a linguagem; e a memória, com vistas à preservação de obras raras do audiovisual do estado.

O fortalecimento da atividade audiovisual na Bahia é o objetivo da DIMAS, que desenvolve projetos de produção e estímulo à produção de conteúdo audiovisual. A Diretoria gerencia as salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto. Trazendo em sua programação estreias de filmes fora do circuito comercial e acolhendo também o lançamento de diversas obras baianas, a Sala Walter da Silveira assume um importante papel na difusão do audiovisual em Salvador. Já a Sala Alexandre Robatto abriga inúmeros eventos, como cursos, oficinas e palestras, direcionados à área de cinema.

Está sob sua salvaguarda o mais importante acervo do audiovisual do Estado, composto por mais de 6.800 itens, com películas cinematográficas, vídeos, DVDs, cartazes, fotografias, discos em vinil, CDs, revistas, livros e roteiros, que contam parte significativa da história do cinema baiano, do século XIX aos dias de hoje. Todo esse material está disponível para consulta pública.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Área de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados