O que é o Repositório Legatum - Sonus et Imago?

O Repositório Legatum – Sonus et Imago é constituído por uma série de ações coordenadas ao redor de um repositório aberto, multi-idiomas, colaborativo e especializado para o tipo de acervo a ser representado, com o propósito de reunir e divulgar representações de acervos arquivísticos audiovisuais produzidos ou custodiados no âmbito público dos países que possuem como idioma oficial o português, espanhol, catalão, galego, romeno, francês e italiano. Há planos para que haja ações de preservação digital dos conteúdos inseridos.

A reunião desses elementos permitirá uma visão diferenciada desta produção documental, permitindo que novos esforços de conhecimento sejam realizados, além de garantir os recursos tecnológicos necessários para oferecer o acesso aos dados inseridos a usuários interessados em consultar livremente os conteúdos compartilhados por todas as instituições participantes.

O Repositório Legatum – Sonus et Imago é uma experiência técnica, em desenvolvimento pela Iniciativa Legatum, aproveitando os avanços recentes da tecnologia da informação aplicada aos acervos permanentes. É baseado em uma plataforma digital compatível com normas arquivísticas internacionais, de forma a se tornar tão ideal quanto possível para alcançar os objetivos a que se propõe. Também é uma iniciativa de reflexão sobre a informação, a cultura, a representação, um passo de convergência empírica que ao mesmo tempo oferece um produto de utilidade ao pesquisador interessado em acessar informações sobre a documentação cuja natureza e características atendem ao escopo do repositório.