Como minha instituição pode participar?

As instituições públicas dos países de língua latina com acervos audiovisuais (fotografias, imagens em movimento, etc.) são convidadas a participar da Iniciativa Legatum.

A etapa anterior do desenvolvimento do repositório foi concluída em 2016 como uma experiência piloto para as ações iniciais. Fizemos agora alguns arranjos formais e institucionais para continuar a experiência nesta fase (2016-2019) de investigação. A instituição interessada em participar do projeto nesta fase deve entrar em contato com o administrador do Repositório Legatum (rsandrade@ufba.br) que irá realizar a inserção inicial da instituição, dos fundos e a descrição dos usuários, de acordo com nosso formulário de contato (http://cridi.ici.ufba.br/institucional/contato/). Este procedimento visa garantir a segurança de cada instituição, em termos de permissão dos usuários, para editar seus próprios dados e para o nivelamento operacional e qualitativo da entrada de dados.

As instituições que já utilizam o software de descrição e prestação de representantes digitais (objetos digitais gerados a partir de processos de digitalização realizadas pelas instituições que fazem parte do projeto), não devem duplicar os dados no Repositório Legatum. As instituições só precisam preencher de acordo com a Norma Internacional para descrever as instituições com acervos arquivísticos (ISDIAH, tal como disponível na ferramenta de descrição do próprio repositório), e informar os links para os acervos e outros recursos digitais disponíveis em suas páginas Web.

A descrição do arquivo ou da instituição que está disponível no Repositório Legatum é de responsabilidade de cada instituição, uma vez que reflete as representações informativas e de arquivísticas que melhor se adequam a cada perfil, além de permitir a entrada de seus próprios representantes digitais no sistema a ser acessado pelo público.

O Repositório Legatum oferece a cada instituição a possibilidade de informar e manter os dados da maneira que cada um prefere, isentando a responsabilidade da Iniciativa Legatum sobre os dados inseridos pela instituição.