Carta-convite CRIDI/Legatum às Instituições

Pensando em contribuir com a teoria e a prática relacionada com a preservação e a promoção ao acesso do legado documental público e audiovisual dos países de cultura latina, o Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais – CRIDI (www.cridi.ufba.br) lança a Iniciativa Legatum (www.legatum.ufba.br).

Trata-se de uma série de ações coordenadas ao redor de um repositório aberto, multi-idiomas, colaborativo e especializado para o tipo de acervo a ser representado, com o propósito de reunir e divulgar representações de acervos arquivísticos audiovisuais produzidos ou custodiados no âmbito público dos países que possuem como idioma oficial o português, espanhol, catalão, galego, romeno, francês e italiano. Há planos para que haja ações de preservação digital dos conteúdos inseridos.

A reunião desses elementos permitirá uma visão diferenciada desta produção documental, permitindo que novos esforços de conhecimento sejam realizados, além de garantir os recursos tecnológicos necessários para oferecer o acesso aos dados inseridos a usuários interessados em consultar livremente os conteúdos compartilhados por todas as instituições participantes.

O repositório da Iniciativa Legatum é uma experiência técnica, aproveitando os avanços recentes da tecnologia da informação aplicada aos acervos permanentes. É baseado em uma plataforma digital compatível com normas arquivísticas internacionais, de forma a se tornar tão ideal quanto possível para alcançar os objetivos a que se propõe. Também é uma iniciativa de reflexão sobre a informação, a cultura, a representação, um passo de convergência empírica que ao mesmo tempo oferece um produto de utilidade ao pesquisador interessado em acessar informações sobre a documentação cuja natureza e características atendem ao escopo do repositório.

As instituições públicas de países de idioma latino e que possuem acervos audiovisuais (fotografia, imagem em movimento etc.) estão convidadas a participarem da iniciativa Legatum.

A fase atual, piloto das ações iniciais, deverá se estender até 2016. A instituição interessada em aderir ao projeto nesta etapa de testes, deve contatar o administrador do Legatum (rsandrade@ufba.br), que fará a entrada inicial para descrição da instituição, dos fundos e dos usuários, conforme o formulário de contato disponível na tela inicial do Legatum. Esse procedimento tem por objetivo garantir a segurança de cada instituição quanto à permissão de usuários para edição de seus acervos e para o nivelamento operacional e qualitativo dos dados inseridos.

As instituições que já utilizam software de descrição e disponibilização de representantes digitais (objetos digitais gerados a partir de processos de digitalização realizados pelas instituições parceiras), não devem duplicar os dados no Legatum. Basta realizar a descrição da instituição, preenchendo somente o formulário da norma ISDIAH - Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico e informar os links para os acervos e outros instrumentos existentes em suas próprias páginas web e instrumentos informatizados disponíveis na internet.

A descrição arquivística ou a descrição da instituição a ser disponibilizada no Legatum, é de responsabilidade de cada instituição, pois reflete a representação informacional e arquivística que melhor se adequa a cada perfil e normativas institucionais, além de poder inserir os representantes digitais de documentos no sistema e para acesso público.

O Legatum confere a cada instituição o poder de informar e manter os dados que deseja e na forma que preferir ao mesmo tempo em que se isenta da responsabilidade pelos dados fornecidos pela instituição.


14 de julho de 2015

Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais - CRIDI
http://www.cridi.ufba.br