VIDEOSAÚDE - DISTRIBUIDORA DA FIOCRUZ

VIDEOSAÚDE - DISTRIBUIDORA DA FIOCRUZ

• National

João Guilherme N. Machado Primary contact

Prédio da Expansão do Campus Manguinhos, Av. Brasil, 4.036 - Secretaria: sala 516

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - RJ

Eliane Pontes

A VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, criada em 1988, sob a portaria 054/88 da Presidência da Fiocruz , é vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), possui registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na Agência Nacional de Cinema (Ancine), no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). A Distribuidora é um espaço de guarda, pesquisa, captação, catalogação, armazenamento, preservação, produção, fomento, distribuição e circulação de material audiovisual em saúde produzido pela Fiocruz, por outras instituições e por produtores independentes, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde / SUS e para a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira.
A VideoSaúde oferece, ainda, o serviço de copiagem em DVD dos vídeos licenciados de seu acervo. A aquisição das cópias pode ser feita por qualquer pessoa, física ou jurídica, de todo o país.
O acervo da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz é composto por dois conjuntos documentais: uma coleção de títulos especializados na área da saúde e um arquivo de documentos audiovisuais gerados a partir de suas próprias produções. Este acervo atende uma abrangente rede de usuários, que, além da riqueza de seus conteúdos, registra e expressa a diversidade de temas e abordagens estéticas e culturais ancoradas no conceito ampliado de saúde, nos esforços no apoio à construção permanente de uma rede de produtores, distribuidores e usuários de audiovisuais em saúde, e na conquista de novos espaços de visibilidade para o trabalho dos inúmeros realizadores.

Selo Fiocruz Vídeo
Fruto de uma parceria entre a VídeoSaúde e a Editora Fiocruz, o Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde. Criado em 2006, visa popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento em saúde pública, por meio da distribuição de DVDs a baixo custo. Os produtos são disponibilizados pela Editora Fiocruz, e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, através de editais de financiamento.
Para incentivar a realização de vídeos sobre problemas relevantes para a saúde pública, o Fiocruz Vídeo lança editais de concurso para produtores. A seleção dos projetos é realizada pelo Conselho Curador do Fiocruz Vídeo, com base em critérios técnicos e artísticos, considerando a relevância para as políticas públicas de saúde dos temas tratados.
Você pode adquirir os DVDs do Selo Fiocruz Vídeo por meio da livraria virtual da Editora Fiocruz ou pedido offline.

Programa VideoSaúde
No ar desde 1999, o programa VideoSaúde exibe os vídeos do acervo da instituição, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública, realizados por sindicatos, ONG’s, produtoras, televisões, instituições de saúde e pela própria Fiocruz. O programa apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com pesquisadores da Fiocruz, profissionais de saúde e realizadores, ampliando a difusão do acervo. A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras quatro emissoras: Canal Saúde,TV Floripa, TV UFPR , UFES.

Pesquisa e Ensino
A VideoSaúde Distribuidora atua nas áreas de Pesquisa e Ensino, por meio de seu Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs). As atividades buscam contribuir para o desenvolvimento do audiovisual na área da saúde pública, dando apoio às atividades de pesquisa em audiovisual em saúde desenvolvidas por estudantes e pesquisadores. Para isso, o Neavs trabalha em estreita parceria com os demais Núcleos da VideoSaúde, na Fiocruz e em outras instituições, e promove encontros para a apresentação e debate de estudos, pesquisas e a prática profissional do audiovisual em saúde.
A Oficina VídeoSaúde – Da ideia ao argumento fornece a profissionais das áreas de comunicação e saúde subsídios para a elaboração de propostas de produção de vídeos sobre temas associados à Saúde Pública. O curso aborda características da produção, elementos de linguagem audiovisual, instrumentos para análise e etapas da elaboração de propostas.

Setor da Unidade técnico-científica: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict/Fiocruz.

Este acervo está disponível para consulta e aquisição. A consulta ao acervo pode ser feita através do Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (Bravs) https://bravs.icict.fiocruz.br/ , sistema de busca da VideoSaúde, ou diretamente no catálogo de vídeos.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Consulta aberta ao público.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ
BR 21040-361