Universidade Federal Fluminense

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Universidade Federal Fluminense

Parallel form(s) of name

  • UFF

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

Description area

Dates of existence

1960

History

A Universidade Federal Fluminense foi criada em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Originou-se da incorporação das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947). Após serem federalizadas e incorporadas, essa união passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense. A missão da UFF é produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.

Places

O prédio da reitoria situa-se na Rua Miguel de Frias nº 9, no município de Niterói - RJ, e várias unidades da UFF localizam-se nesta cidade: são 3 campi (Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha) e muitas unidades isoladas localizadas em vários bairros - Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil - e incorporados à rotina dos moradores.

A Instituição possui unidades acadêmicas em oito municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro – Angra dos Reis (Instituto de Educação de Angra dos Reis); Campos dos Goytacazes (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional); Macaé (Instituto de Ciências da Sociedade); Nova Friburgo (Instituto de Saúde de Nova Friburgo - ISNF); Petrópolis (Escola de Engenharia de Petrópolis); Rio das Ostras (Instituto de Ciência e Tecnologia); Santo Antônio de Pádua (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES), e Volta Redonda, onde se situam o Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda, a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica (EEIMVR), e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

Hoje, a UFF é constituída por 41 Unidades de Ensino sendo 24 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São ao todo 124 Departamentos de Ensino, 129 Cursos de Graduação presenciais e 6 Cursos de Graduação a distância oferecidos em 28 Polos da Universidade Aberta do Brasil, em convênio com o CEDERJ-RJ. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 81 programas de Pós-Graduação e 120 cursos, sendo 42 de Doutorado, 62 de Mestrado Acadêmico e 16 Mestrados Profissionais. A Pós-Graduação Lato Sensu apresenta 131 cursos de especialização e 45 programas de Residência Médica.

A UFF tem ainda 29 bibliotecas, 473 laboratórios, 19 auditórios, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e o Colégio de Aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis). Contamos ainda com um Núcleo Experimental em Iguaba Grande, uma Fazenda Escola em Cachoeiras de Macacu e uma Unidade Avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.

Além de uma Editora e 4 livrarias, na Área Cultural a UFF apresenta um Centro de Artes, composto por Cinema, Teatro, Galeria de Arte e Espaço de Fotografia. Na Área da Música contamos com uma Orquestra, um Conjunto de Música Antiga, um Coral e um Quarteto de Cordas.

Dados mais atuais sobre a UFF estão disponíveis em https://sistemas.uff.br/transparencia; os totais envolvendo a Produção Científica dos docentes, em http://www.uff.br/?q=producao; e os Relatórios Anuais dos docentes, em https://app.uff.br/radpublico/

Legal status

Functions, occupations and activities

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

Disponível em: <http://www.uff.br/?q=organogramas>. Acesso em: 27 mar.2018.

General context

Relationships area

Access points area

Occupations

Control area

Authority record identifier

BR RJUFF

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Maintenance notes

  • Clipboard

  • Export

  • EAC