Item NE46830-01 - “Sobre as ruas do céu”, P&B, silencioso, c.1931-1933

• 2015 (Accumulation)
  • 1931 (Creation)

Item

Filme em 9,5mm (cópia de imagem). Intertítulos em português. Duração: 10’13’’. Metragem: 120 mts.

Biographical history

A Universidade Federal Fluminense foi criada em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Originou-se da incorporação das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947). Após serem federalizadas e incorporadas, essa união passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense. A missão da UFF é produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.
O objetivo do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF é apoiar as atividades de ensino, pequisa e extensão no campo da preservação audiovisual do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e colaborar na promoção e preservação do cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.
A criação do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual é uma consequência do pioneirismo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da preservação audiovisual, tendo sido o primeiro curso universitário no país a oferecer disciplinas optativas sobre o tema, a partir do ano de 2000. Posteriormente renomeada “Preservação, Memória e Políticas de Acervos Audiovisuais”, tornou-se uma disciplina obrigatória do bacharelado em Cinema e Audiovisual por exigência do corpo discente com a implantação do currículo novo, sendo regularmente ofertada como tal de 2005 em diante.
Em parceria com diversas instituições – em especial a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, parceria histórica formalizada através de convênio assinado em 2016 –, o curso de cinema da UFF tem formado inúmeros profissionais no campo de preservação audiovisual, o que pode ser constatado pela presença de egressos como funcionários em diversas instituições de guarda, na direção de associações profissionais e à frente de pesquisas e projetos na área.
A criação do LUPA ocorreu em 2014, em meio à formulação das novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS, no Campus do Gragoatá, sendo planejada uma infraestrutura que permitisse que as atividades de ensino, extensão e pesquisa no campo da preservação audiovisual pudessem ser oferecidas no espaço da própria universidade. Além de desenvolver as atividades de preservação audiovisual ligadas ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, o LUPA foi criado com o objetivo de atuar como um arquivo de filmes universitário regional e temático, tendo como objeto o cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.
Apesar das instalações do LUPA ainda não terem sido construídas, sua atuação teve início com o recebimento de doações de filmes amadores, nas bitolas 9,5mm e 16mm, realizados nas cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Digitalizados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, através do convênio da UFF com a Cinemateca do MAM-RJ, essas imagens foram apresentadas publicamente pela primeira vez na I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em agosto de 2017.
Essa foi a primeira divulgação pública do LUPA, dando início efetivo às suas atividades.
Seguindo nessa direção, o LUPA afirma seu compromisso em contribuir com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, priorizando o cinema amador fluminense, e ampliando nossas atividades de formação e pesquisa neste campo.

O conjunto de filmes, originalmente pertencente a um antiquário, foi doado ao LUPA-UFF em 2015. No início de 2017, através do convênio com a Cinemateca do MAM-RJ, esta solicitou à Cinemateca Brasileira a digitalização dos materiais, que foi realizada entre setembro e novembro de 2016.

Reportagem.

Descrição: “Reportagem sobre um cruzeiro aéreo de 15.000 km da Europa à América do Sul (Brasil, Argentina e Chile)”. Imagens mostram viagem do Graf Zeppelin da Alemanha, passando pelas Ilhas Canárias e Cabo Verde, até chegar ao Brasil, com avião depois seguindo para Argentina e Chile. São mostrados o hangar, o interior da cabine, imagens aéreas, a recepção ao Zeppelin no Rio de Janeiro e em outros locais.

Observação: Cartela de apresentação da Pathé Super. Provavelmente filme distribuído em formato Pathé Baby, talvez produção francesa.

Muitos riscos fotografados a partir do original.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area