Item Vídeos - Restauração de Livro - Restauração do livro Maná (AHR - UPF)

BR BR RSAHR-Vídeos - Restauração de Livro

Restauração do livro Maná (AHR - UPF)

• 03/06/2013 (Accumulation)

Item

Biographical history

O ensino superior foi uma realidade distante, porém muito sonhada, dos moradores do interior do estado durante um longo período. Enquanto na capital, ainda no final do século XIX, foram criadas as escolas de Farmácia, Química e Engenharia, apenas na década de 1930 os primeiros cursos chegaram ao interior do Rio Grande do Sul, tendo como pioneiras as cidades de Pelotas e Santa Maria.

Em Passo Fundo, o processo ocorreu um pouco mais tarde, mas nem por isso de forma menos exitosa. Na metade do século XX, o município passava por um intenso processo de migração das comunidades rurais para a cidade, movimento que era acompanhado pelo aumento dos cursos ginasiais, que se preocupavam com a formação de professores para atender à expansão do ensino. Foi nesse período que a comunidade começou a se mobilizar em busca de alternativas que possibilitassem que os jovens dessem continuidade a seus estudos e contribuíssem de forma determinante no desenvolvimento da região. Na década de 1950, foram dados os primeiros passos rumo à consolidação de uma das mais importantes instituições do norte do Rio Grande do Sul: a Universidade de Passo Fundo.

A ousadia desses pioneiros rendeu frutos. No livro Universidade comunitária – Uma experiência inovadora, o ex-reitor, professor Elydo Alcides Guareschi, resume: “A UPF foi e continua sendo uma experiência fascinante. Ela não foi ato da generosidade de algum governante. Não caiu de paraquedas num determinado lugar. Ela foi pensada e desejada. Nasceu do sonho e da vontade de visionários”. Ao longo de sua trajetória, mais de 70 mil profissionais foram formados.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area