Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Área de identificação

Identificador

BR RJMN

Forma autorizada do nome

Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

  • Nacional

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Quinta da Boa Vista s/nº - São Cristóvão

Localidade

Rio de Janeiro

Região

Rio de Janeiro - RJ

Nome do país

Brasil

Código Postal

20940-040

Telefone

(21) 3938-1121

Fax

Nota

área de descrição

história

É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.

Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação.
Organograma: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/organograma.html

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 - residência da Família Imperial brasileira até 1889 - deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero. Por estar situado no mesmo local que serviu de moradia a família real por vários anos (onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembléia Constituinte Republicana), hoje, atua na interface memória e produção científica.

Acervos documentais

A Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ (SEMEAR) possui um acervo que retrata o cotidiano desta instituição no contexto político, econômico e social brasileiro, bem como revela as suas relações com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras. São documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações ocorridas no cenário internacional das ciências. Além disso, custodia também diversos arquivos privados pessoais, de cientistas e professores.

O objetivo da Seção é proporcionar a recuperação e disseminação das informações contidas na documentação arquivística e garantir a sua integridade física, subsidiando o desenvolvimento de pesquisas sobre a história do Museu Nacional/UFRJ e do Palácio Imperial e, principalmente, sobre a institucionalização das ciências no Brasil. Sua origem remonta à implementação, na década de 1990, do Projeto Memória do Museu Nacional/UFRJ, que possibilitou, a partir de 1994, a informatização do catálogo já existente e a higienização, identificação e acondicionamento primário dos documentos do século XIX, projetos financiados pela Fundação Vitae e pela FAPERJ.

Um convênio com o Arquivo Nacional trouxe para o Museu uma nova abordagem técnica para o processamento da documentação - a Descrição Multinível Integrada (DMI) - bem como o uso de seu sistema informatizado - SIAN. Em um futuro próximo os dados referentes ao acervo estarão disponíveis na base Minerva da UFRJ.

Pouco a pouco o Arquivo vem se constituindo em um dos principais pólos de pesquisa e acesso a informações sobre o Museu Nacional/UFRJ e seu corpo científico, ganhando a confiança do público interno e externo e tendo seu acervo como base para a produção de dissertações e teses.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Horário Normal: de 19/02/2017 a 14/10/2017

De terça a Domingo: Abertura da exposição às 10:00 fechamento para entrada do público às 16:00, tendo o visitante até às 17:00 para visita.
As segundas-feiras: Abertura da exposição às 12:00 fechamento para entrada do público às 16:00, tendo o visitante até às 17:00 para visita.

“Obs” Em sendo feriado na segunda-feira: Abertura da exposição às 10:00 fechamento para entrada do publico às 16:00, tendo o visitante até às 17:00 para visita.

Horário de Verão: de 15/10/2017 a 17/02/2018

De terça a Domingo: Abertura da exposição às 10:00 fechamento para entrada do público às 17:00, tendo o visitante até às 18:00 para visita.
As segundas-feiras: Abertura da exposição às 12:00 fechamento para entrada do público às 17:00, tendo o visitante até às 18:00 para visita.

“Obs” Em sendo feriado na segunda-feira: Abertura da exposição às 10:00 fechamento para entrada do público às 17:00, tendo o visitante até às 18:00 para visita.

Condição de acesso e uso

As exposições do Museu estão abertas todos os dias.

Para agendamento de grupos escolares, ONG's, etc, favor entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Público - NAP pelo E-mail: agendamento.nap@mn.ufrj.br ou pelo telefone: (21) 3938-1123.

A agenda do Museu Nacional inicia-se sempre no primeiro dia (dia 01) do mês vigente, abrindo vagas de visitação agendadas até o último dia do mês subsequente. Sendo assim, pode-se agendar uma visita em grupo com no máximo 2 meses de antecedência.

Lembramos que o agendamento de um grupo não implica em uma visita mediada por guia.

Devido ao corte de todas as bolsas dos estudantes de graduação que atuavam no Setor Educativo - SAE do Museu Nacional como mediadores, o Setor Educativo não poderá mais se comprometer com a realização de visitas mediadas às 10h e 14h, de terça a sexta-feira, como vinha acontecendo. O Setor Educativo continuará se esforçando para atender as escolas por meio da atuação de seus servidores e de alguns estagiários voluntários, contudo não pode mais garantir a implementação das visitas. A SAE e o Museu Nacional lamentam muito e pede desculpas às escolas e aos docentes pelos possíveis transtornos causados.

Acessibilidade

O Museu ainda não está adequadamente adaptado para atender a contento pessoas com deficiências. Possuímos alguns equipamentos adaptados como banheiros, equipamento móvel (que permite acoplar cadeiras de rodas para vencer desníveis e escadas) e algumas iniciativas expositivas. Ainda não concluímos as ações e projetos para instalação de rampas e elevadores próprios e exclusivos para este fim, permitindo de forma autônoma a acessibilidade para este publico. Estamos trabalhando para atingir estas metas com a possível brevidade.

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

BR RJMN

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

URLs:
http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html
http://www.museunacional.ufrj.br/dir/visitacao
http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/organograma.html
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/consulta-a-entidades/item/museu-nacional-da-universidade-federal-do-rio-de-janeiro.html

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de transferência

Contacto principal

Quinta da Boa Vista s/nº - São Cristóvão
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ
BR 20940-040