Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte

Área de identificação

Identificador

Forma autorizada do nome

Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

  • Municipal

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Álvares Cabral, 560 – Centro

Localidade

Belo Horizonte

Região

Minas Gerais - MG

Nome do país

Brasil

Código Postal

Telefone

(31) 3277-4773/ 6330

Fax

Nota

área de descrição

história

O Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo Centro de Referência Audiovisual, desenvolve uma política ampla de apoio ao universo audiovisual da cidade de Belo Horizonte, atuando em diversas frentes, da preservação à produção. Como unidade museal, tem a missão primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, pesquisa e divulgação.

O MIS mantém quase 70 mil itens, em reservas climatizadas, com monitoramento 24 horas. Possui uma equipe multidisciplinar formada por técnicos em museologia, conservação história e cinema, que faz o tratamento de registros nos mais diferentes suportes: fílmicos, videográficos, fotográficos, fonográficos, tridimensionais e textuais. Todo esse acervo encontra-se disponível para a consulta. O MIS amplia suas ações, com variada grade de programação que inclui exposições tanto em sua sede, como em vários centros culturais da própria cidade.

A atuação do Museu da Imagem e do Som estendendo-se a outras etapas da cadeia do audiovisual, tais como a produção, a exibição e a formação. Por meio de suas ações educativas e de difusão, o MIS contribui para a formação de profissionais da área de conservação, oferecendo oficinas de preservação de acervos fílmicos, e para a formação de público, com atividades como sessões de cinema comentadas, exibições ao ar livre, palestras e seminários. Essas iniciativas atendem às mais diferentes faixas etárias, do público infantil à terceira idade, passando por pessoas em situação de rua e usuários do sistema municipal de assistência social.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Em sua sede, o MIS abriga reserva técnica climatizada com uma antecâmara e três depósitos com temperatura e umidade relativa controladas. Possui também uma área de tratamento de acervo com mesas de revisão e higienização, atelier de restauração, espaço expositivo e sala para atendimento a pesquisas e consulta de imagens.

A Associação dos Amigos do Centro de Cultura Belo Horizonte – AMICULT, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa CAIXA de apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – biênio 2015/2016, realiza o projeto PRESERVAÇÃO PREVENTIVA DO ACERVO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM: MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E SEGURANÇA.

Visando garantir melhores condições de preservação do acervo, estão sendo feito investimentos com os seguintes objetivos:


  • Readequação do Circuito Fechado de TV, com substituição e ampliação do número de câmeras e modernização da tecnologia;
  • Instalação de sistema de alarme de presença;
  • Implantação de sistema de detecção de fumaça nas reservas técnicas;
  • Revisão do sistema de climatização das reservas técnicas;
  • Atualização do Projeto de prevenção e combate a incêndio;
  • Aquisição de equipamentos de proteção individual, de primeiros socorros e destinados ao salvamento do acervo em caso de incêndio.

Acervos documentais

O acervo do MIS é, antes de tudo, bastante diversificado, abrangendo filmes (em película e videográfico), fotografias, figurinos, objetos tridimensionais, cartazes cinematográficos, material fonográfico e documentação correlata (anotações de diretores, roteiros, etc.)

Atualmente, o acervo da instituição é constituído por mais de 45 mil filmes em diversos suportes (película – 8mm, 16mm e 35mm, fitas VHS, Betacam, U-Matic, Mini-DV, S-VHS, Hi-8), os quais trazem temas variados, em sua maioria relacionados com a cidade, como: futebol, artes, atos políticos, casos policiais, atualidades sociais; além de filmes de ficção.

Seu acervo fotográfico é constituído por aproximadamente 40 mil fotografias, entre revelações, slides e negativos. Por outro lado, do acervo textual, destacam-se os cartazes cinematográficos, aproximadamente 1.700 itens, entre originais e duplicatas. Um material rico em detalhes, que evidencia a história de uma época, suas qualidades técnicas e visuais, além de registrarem detalhes importantíssimos dos filmes, servindo como referência de design e ilustração da história do cinema. Além disso, cerca de 300 objetos constituem o acervo tridimensional do MIS. Associados à história do cinema, mostram um universo pouco conhecido pela maior parte do público. São equipamentos usados em todo processo de produção cinematográfica, passando pela captura de imagens, edição fílmica e projeção. A disponibilização de todo esse material cria, assim, a oportunidade de o público conhecer um pouco mais da história do audiovisual de Belo Horizonte.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

O público pode realizar pesquisas no acervo do MIS. O consulente fornece palavras-chave que norteiam a busca por itens no banco de dados da instituição. Após o levantamento das imagens, é agendado um horário para que o material seja visualizado nas dependências do MIS.

área de acesso

horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Condição de acesso e uso

O atendimento às consultas ao acervo do MIS ocorre mediante agendamento pelo e-mail mis.fmc@pbh.gov.br.
Aberta ao público em geral.

Acessibilidade

Transporte público: 33, 64, 67, SC03A

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

  • português do Brasil

Script(s)

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de transferência

Contacto principal

Av. Álvares Cabral, 560 – Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais - MG
BR