Item NE46832-02 - Manduca e o herdeiro do throno [título atribuído], P&B, Silencioso, 1935

BR BR RJLUPA 001-NE46832-02

Manduca e o herdeiro do throno [título atribuído], P&B, Silencioso, 1935

• 2015 (Accumulation)
  • 1935 (Creation)

Item

Filme de 9,5mm (reversível de imagem). Duração: 5’11’’. Metragem: 80 mts.

(2014)

Administrative history

A criação do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual é uma consequência do pioneirismo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da preservação audiovisual, tendo sido o primeiro curso universitário no país a oferecer disciplinas optativas sobre o tema, a partir do ano de 2000. Posteriormente renomeada “Preservação, Memória e Políticas de Acervos Audiovisuais”, tornou-se uma disciplina obrigatória do bacharelado em Cinema e Audiovisual por exigência do corpo discente com a implantação do currículo novo, sendo regularmente ofertada como tal de 2005 em diante.

Em parceria com diversas instituições – em especial a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, parceria histórica formalizada através de convênio assinado em 2016 –, o curso de cinema da UFF tem formado inúmeros profissionais no campo de preservação audiovisual, o que pode ser constatado pela presença de egressos como funcionários em diversas instituições de guarda, na direção de associações profissionais e à frente de pesquisas e projetos na área.

A criação do LUPA ocorreu em 2014, em meio à formulação das novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS, no Campus do Gragoatá, sendo planejada uma infraestrutura que permitisse que as atividades de ensino, extensão e pesquisa no campo da preservação audiovisual pudessem ser oferecidas no espaço da própria universidade. Além de desenvolver as atividades de preservação audiovisual ligadas ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, o LUPA foi criado com o objetivo de atuar como um arquivo de filmes universitário regional e temático, tendo como objeto o cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar das instalações do LUPA ainda não terem sido construídas, sua atuação teve início com o recebimento de doações de filmes amadores, nas bitolas 9,5mm e 16mm, realizados nas cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Digitalizados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, através do convênio da UFF com a Cinemateca do MAM-RJ, essas imagens foram apresentadas publicamente pela primeira vez na I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em agosto de 2017.

Essa foi a primeira divulgação pública do LUPA, dando início efetivo às suas atividades.

Seguindo nessa direção, o LUPA afirma seu compromisso em contribuir com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, priorizando o cinema amador fluminense, e ampliando nossas atividades de formação e pesquisa neste campo.

Filme de família.
Intertítulos em português.
Descrição: Crianças brincando. Crianças lutando boxe. Passeio nas ruas. Subida da escadaria da Igreja da Penha. Piquenique e missa na Igreja da Penha.
Cenário: Rio de Janeiro, RJ. Penha.

Material: filme extremamente cristalizado, abaulado e encolhido. Parte final empedrada não pode ser digitalizada.

Partial

Digital object (Master) rights area