Collection RSIMHC - Instituto Memória Histórica e Cultural

Identity area

Reference code

BR RSIMHC

Title

Instituto Memória Histórica e Cultural

Date(s)

Level of description

Collection

Extent and medium

Context area

Name of creator

(1967)

Administrative history

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas.

Criada em 1967, a UCS é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região e foi construída pelo esforço coletivo da comunidade.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul, atua em cinco áreas relacionadas com a preservação e o estudo da memória, individual e coletiva, pessoal e institucional, nos diversos campos da cultura. Sua perspectiva é rigorosamente interdisciplinar, tendo como focos principais de pesquisa e de ação o patrimônio cultural, tanto material como imaterial, na sua dinâmica histórico-social.

A atuação do IMHC contempla quatro níveis de trabalho, articulados entre si:

a coleta, organização, processamento e preservação do acervo histórico da Instituição, da Cultura Regional e outros considerados de importância histórica e cultural;
o levantamento e registro de dados e fenômenos de interesses histórico e cultural, constituindo-se, a partir deles, acervos documentais e bancos de dados;
a análise e a interpretação dos dados, em busca de possíveis significados históricos e culturais e atividades de transparência, para a sociedade, do conhecimento produzido e organizado, sob a forma de cursos, consultoria, assessoria e outros serviços contratados mediante assinatura de convênios, para instituições públicas e privadas através das seguintes atividades:
> Prospecção para a criação de museus > Arquivos e memoriais >> Diagnóstico de museus, arquivos e memoriais (com orçamentos) > Organização e gestão de acervos >> Pesquisa e publicações institucionais > Criação de programas de divulgação e de ação educativa > Treinamentos (cursos, oficinas, palestras, etc) para professores e funcionários de museus, centros de documentação e arquivos > Desenvolvimento de atividades de educação patrimonial voltadas para o ensino em suas diversas instâncias, desde o ensino fundamental até a pós-graduação > Caracterização de acervo urbano para processos de planejamento e preservação.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

O Instituto funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Visitas mediadas, aulas e oficinas no período noturno devem ser agendadas com antecedência através do telefone 3218-2167 ou imhc@ucs.br.

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

O IMHC compõem-se da seguinte estrutura: o Laboratório de Estudo de Arqueologia - LEPAR, o Programa ECIRS, Programa IRIS, Centro de Documentação da Universidade de Caxias do Sul - CEDOC/ UCS, e o Centro de Memória Regional do Judiciário - CMRJU.

O IMHC é também órgão de apoio e de suporte ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Programa de Pós-Graduação em Turismo, todos no nível de mestrado.

Diretor: Anthony Beux Tessari

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places