• IGPA

Praça Universitária, Área II, Prédio do IGPA, Secretaria

Goiânia

Goiás - GO

Endereço para envio de correspondências:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário
Caixa Postal 86, CEP: 74605-010
Goiânia – GO – Brasil

Sob a coordenação do Núcleo de Documentação Audiovisual, o Acervo Audiovisual e Documental do IGPA é pioneiro, no Centro-Oeste brasileiro, em acervamento etnodocumental (áudio e imagem).
A configuração do atual Acervo Audiovisual do IGPA efetivou-se após a doação realizada pelo documentarista Wolf Jesco von Puttkamer, no ano de 1978, de sua coleção audiovisual e de registros escritos acerca de sociedades indígenas brasileiras.
Outras coleções de renomados sertanistas, fotógrafos, cineastas e documentaristas foram acrescidas, por meio de novas doações, entre elas a Coleção Mário Ferreira Simões, composta por diários de campo e bonecas Karajá, confeccionadas entre 1958 e 1959; a Coleção Acary de Passos Oliveira, composta por slides e diários de campo sobre povos indígenas brasileiros, coletados nos anos de 1970 e 1980; e a Coleção Adrian Cowell, composta por imagens fixas e em movimento, referentes aos documentários fílmicos sobre a Amazônia brasileira, durante o período crítico da destruição da floresta e dos conflitos com a população envolvente, entre os anos de 1980 a 2010.
Considerado hoje o maior acervo audiovisual do mundo sobre a História dos Povos da Amazônia, a coleção audiovisual compreende hoje, aproximadamente: 150.000 imagens fotográficas (83.600 slides, 58.000 negativos e 8.400 ampliações em papel); 138 rolos de película de 16mm, sendo 17 rolos negativos originais de imagem (NO), 114 rolos positivos originais de câmera (DPX Reversível); 7 rolos de filme editados (COZ) pela BBC de Londres. Totalizando aproximadamente 96.604,5 pés de material inédito. Ainda duas centenas de diários de campo em inglês, português e alemão; cerca de 400 fitas sonoras de rolo, originais, 62 fitas DAT (cópias das matrizes) e 62 fitas K7 (cópias de trabalho), sendo que 96 horas de som já foram digitalizadas.
Essa coleção possui, portanto, imagens e material sonoro, como cantos, lendas e ritos indígenas, registros linguísticos, cultura material, diários de campo, fotografias, negativos e diapositivos, documentários em preto e branco, em cores e material bruto, com temáticas relativas à cultura indígena brasileira, ao meio ambiente, aos conflitos de terra, à Arqueologia pré-histórica e histórica brasileira, às populações impactadas por grandes projetos desenvolvimentistas, à construção de Brasília, dentre outras expressões do patrimônio natural e cultural.

Segunda a Sexta: 7:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 – 18:00 às 22:00

• Portuguese