Fonds ADOHM - Acervo de Documentação Histórica Musical

• 2009 (Accumulation)

Fonds

Administrative history

Estabelecido em abril de 2009 na Escola de Música da UFBA, o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) tem como objetivos a preservação da documentação musical e relativa à música e a gestão da informação nela contida, com a finalidade de garantir o acesso para fins de pesquisa e, quando legalmente possível, dissemina-la pela internet.

Em 2010, o ADoHM foi transferido para a Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa e inserido no Sistema de Bibliotecas da UFBA. Nesse mesmo período foi estabelecida a coordenação musicológica pela Portaria 10-2010.

O ADoHM configura-se num espaço ao mesmo tempo técnico e pedagógico. O seu funcionamento garante a guarda, tratamento e acesso à memória documental musical aos seus cuidados (fundamentalmente da Bahia e regiões conexas), ao tempo em que se propõe também funcionar como espaço laboratorial e de ensino em Musicologia e em Ciência da Informação aplicada à documentação musical.

Desde 2012 o ADoHM é aberto ao público. Posteriormente passou a sediar os projetos RISM-Brasil (seção nordeste) e RIdIM-Brasil, desenvolvendo ainda parcerias com a Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do CONARQ, assim como com o Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS).

A visita ao Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) está condicionada aos seus horários de funcionamento e condições de acesso, sempre dentro das normas gerais do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para maiores informações entre em contato.

Para agilizar o atendimento, sugerimos que o pesquisador informe o tema de sua pesquisa e a natureza dos documentos que necessita pesquisar.

É de responsabilidade do pesquisador manusear adequadamente os documentos e zelar pela conservação dos mesmos. Solicitamos aos pesquisadores que tragam luvas descartáveis (latex ou similares), necessárias ao manuseio adequado dos documentos.

Não será permitido o empréstimo domiciliar de quaisquer itens do acervo. Nenhum documento poderá ser retirado do acervo, salvo mediante requisição especial em formulário próprio, devendo estar devidamente justificada e autorizada conjuntamente pela Coordenação Musicológica e pela Superintendência do SIBI-UFBA.

Acervo de Documentação Histórica Musical
Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - 2º andar
Rua Barão de Jeremoabo, s/n
Campus Universitário de Ondina
Universidade Federal da Bahia
CEP 40170-290 - Salvador - Bahia - Brasil

+5571 3283-6054

psotuyo@ufba.br

As solicitações de reprodução devem ser feitas por escrito, através de formulário próprio, que pode ser obtido no ADoHM, pessoalmente ou por correio eletrônico. A reprodução de documentos do ADoHM será feita de acordo com os seguintes critérios:
As solicitações que impliquem em direitos autorais devem ser acompanhadas de autorização por escrito do(s) autor(s), seu(s) herdeiro(s) direto(s), assim como de quem deter os eventuais direitos conexos. O ADoHM oferece um modelo de autorização como sugestão, caso o pesquisador precise, que pode ser obtido pessoalmente ou por correio eletrônico.
No caso de pretender a publicação das reproduções solicitadas ou obtidas, o interessado deverá encaminhar, com antecedência suficiente e necessária, um pedido de autorização específica para tais fins.
Todas as solicitações serão avaliadas pela Coordenação Musicológica do ADoHM conjuntamente com a Superintendência do SIBI-UFBA.
Caso a solicitação seja aprovada, o solicitante deverá citar clara e adequadamente o ADoHM e o SIBI-UFBA na publicação, assim como encaminhar ao ADoHM um exemplar da publicação completa.
A reprodução dos documentos será realizada e entregue de acordo com as disponibilidades técnicas, tecnológicas e de recursos humanos do ADoHM no momento da solicitação.
O requerente será responsável pelo fornecimento da mídia necessária à entrega do material reproduzido.

• Portuguese

As instalações e equipamentos do ADoHM, financiados fundamentalmente pelo FINEP (através do programa UFBA CT-INFRA 2005) , ocupam uma área fechada de aproximadamente 70 m2 com temperatura e humidade controladas.

Guia de Fundos
O Guia dos Fundos Documentais fornece um conhecimento preliminar e geral sobre o acervo ao tempo em que auxilia o usuário a organizar a sua pesquisa a partir do tema do seu interesse.

Cada um dos fundos custodiados pelo ADoHM está aqui descrito incluindo as seguintes informações:

Título: denominação do fundo.
Datas limite: período em que o fundo está inserido.
Dimensão e suporte: quantificação por suporte (textual, iconográfico, sonoro, musicográfico, etc.)
História administrativa: informações relativas à pessoa Física ou jurídica produtora do fundo, assim fornecendo noções do contexto em que os documentos foram produzidos e/ou acumulados.
Conteúdo: resumo das principais informações como tipo documental, assunto, locais e datas.
Acesso: informações relativas à legislação que regula a consulta e às condições de acesso ao fundo.
Instrumentos de pesquisa: indicação de guias, catálogos e inventários que fornecem informações relativas ao conteúdo.

Pesquisa de fontes
Fonoteca EMUS (fitas)

Pesquisa em outras bases de dados promovidas pelo ADoHM
Base de dados RIdIM-Brasil