Colección - Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - LabAV

Área de identidade

Código(s) de referencia

Título

Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - LabAV

Data(s)

Nivel de descrición

Colección

Extensión e medio

Área de contexto

Nome do creador

(1946-)

Historia administrativa

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia, com sede na cidade de Salvador e mais dois campus avançados no interior do estado: um localizado na cidade de Barreiras e outro em Vitória da Conquista. Instituição pública mantida pelo Governo Federal do Brasil, vinculada ao Ministério da Educação, possui regime jurídico de autarquia.

Dados de 2009 informam que ela possui 112 opções de curso, sendo 97 cursos de graduação nos dois campi da capital, onze em Barreiras e cinco em Vitória da Conquista, além de 165 cursos de pós-graduação (a maior parte stricto sensu, com apenas cinco lato sensu).

Historia do arquivo

A Faculdade de Comunicação passou a funcionar como uma Unidade Universitária autônoma em 1987, após deliberação do Conselho Universitário de desmembrá-la da Escola de Biblioteconomia e Comunicação. Esta deliberação ocorreu na reunião do CONSUNI, realizada em 13 de novembro de 1986.

Como a Faculdade de Comunicação mais antiga e a mais importante no Estado da Bahia, a FACOM é referência nacional na formação de profissionais e de pesquisadores na área da Comunicação. O Curso de Graduação em Comunicação possui duas habilitações: Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura.

Com índice de 4,8301 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado em 2015, o curso de Jornalismo obteve o maior conceito ENADE contínuo do Brasil. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 08 de março de 2017, comprovam o excelente rendimento dos alunos, que obtiveram o conceito máximo (5). Dos 275 cursos de Jornalismo avaliados, apenas 18 conquistaram o índice de excelência pelo Ministério da Educação.

A Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura, por sua vez, já conquistou posição de referência no cenário nacional e uma importante inserção dos seus egressos em diversas instituições e diferentes empresas do setor.

Da ocupação do antigo prédio da Biblioteca Central (atualmente Instituto de Saúde Coletiva), no Canela, até o atual prédio no Campus de Ondina – no qual passou a funcionar a partir de 1999, a luta e o esforço contínuo para conseguir atender às diversas atividades realizadas pelos estudantes, professores e técnicos-administrativos da FACOM, sempre marcaram a nossa história.

Em 1990, teve início a primeira turma do mestrado com a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), o qual, em 1995, começa a funcionar com o doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas – passos decisivos para a formação pós-graduada, para o estímulo e para a consolidação da pesquisa. O PósCom já alcançou os patamares de maturidade e excelência acadêmicas.

Como Unidade “aberta ao novo”, em 2010, a FACOM inaugurou uma Área de Concentração em Cinema e Audiovisual para os alunos dos bacharelados interdisciplinares. Curso este que dialoga com uma tradição da instituição nessa área e ao mesmo tempo com a carência local de espaços de formação para uma crescente excelência técnica e artística.

O Laboratório de Audiovisual da Facom trabalha em regime de parceria, dando suporte técnico e logístico na realização de atividades relacionadas ao audiovisual. Seu Setor de Acervo reúne filmes disponíveis para uso didático e acadêmico, trabalhos de conclusão de curso, registros de eventos e outras ocasiões, material de projetos desenvolvidos em parceria com o LabAV, entre outros.

Fonte inmediata de adquisición ou transferencia

Área de contido e estructura

Alcance e contido

Valorización, destrucción e programación

Acumulacións

Sistema de arranxo

Área de condicións de acceso e uso

Condicións que rixen o acceso

Procedimentos para uso de serviços, equipamentos e acervo do LabAV: https://sites.google.com/view/labav/procedimentos

Condicións

Idioma do material

  • Portugués brasileiro

Escritura do material

Language and script notes

Características físicas e requerimentos técnicos

Instrumentos de descrición

Área de materiais relacionados

Existencia e ubicación de orixinais

Existencia e localización de copias

Unidades de descrición relacionadas

Related descriptions

Área de notas

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso á área temática

Puntos de acceso ao lugar

Nome dos puntos de acceso

Genre access points

Área de control da descrición

Identificador da descrición

Identificador da institución

Regras e/ou convencións usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Parcial

Datas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • Portugués brasileiro

Escritura(s)

Área de acceso

Related subjects

Persoas e organizacións relacionadas

Related genres

Lugares relacionados