Collection 001 - Coleção J. Nunes

Manduca e o herdeiro do throno [título atribuído], P&B, Silencioso, 1935 Amador J. Nunes saúda todos os amigos e presentes [título atribuído], P&B, silencioso, c.1942 “Sobre as ruas do céu”, P&B, silencioso, c.1931-1933 “Pathé Baby apresenta: O Carnaval de 1936”, P&B, Silencioso, 1936 s.t. [Tourada, Festa da Igreja da Penha e Carnaval], P&B, Silencioso, c.1932-1936 “Visita de Therezopolis, a bella cidade serrana”, Cor e P&B, Silencioso, c.1940 s.t. [Carnaval de 1937]. P&B, Silencioso, 1937
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Identity area

Reference code

BR BR RJLUPA 001

Title

Coleção J. Nunes

Date(s)

  • 2015 (Accumulation)

Level of description

Collection

Extent and medium

A coleção J. Nunes é composta por nove rolos de filmes em 9,5mm, todos supostamente realizados ou pertencentes ao cineasta amador J. Nunes, produzidos nas décadas de 1930 e 1940.

Context area

Name of creator

(2014)

Administrative history

A criação do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual é uma consequência do pioneirismo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da preservação audiovisual, tendo sido o primeiro curso universitário no país a oferecer disciplinas optativas sobre o tema, a partir do ano de 2000. Posteriormente renomeada “Preservação, Memória e Políticas de Acervos Audiovisuais”, tornou-se uma disciplina obrigatória do bacharelado em Cinema e Audiovisual por exigência do corpo discente com a implantação do currículo novo, sendo regularmente ofertada como tal de 2005 em diante.

Em parceria com diversas instituições – em especial a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, parceria histórica formalizada através de convênio assinado em 2016 –, o curso de cinema da UFF tem formado inúmeros profissionais no campo de preservação audiovisual, o que pode ser constatado pela presença de egressos como funcionários em diversas instituições de guarda, na direção de associações profissionais e à frente de pesquisas e projetos na área.

A criação do LUPA ocorreu em 2014, em meio à formulação das novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS, no Campus do Gragoatá, sendo planejada uma infraestrutura que permitisse que as atividades de ensino, extensão e pesquisa no campo da preservação audiovisual pudessem ser oferecidas no espaço da própria universidade. Além de desenvolver as atividades de preservação audiovisual ligadas ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, o LUPA foi criado com o objetivo de atuar como um arquivo de filmes universitário regional e temático, tendo como objeto o cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar das instalações do LUPA ainda não terem sido construídas, sua atuação teve início com o recebimento de doações de filmes amadores, nas bitolas 9,5mm e 16mm, realizados nas cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Digitalizados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, através do convênio da UFF com a Cinemateca do MAM-RJ, essas imagens foram apresentadas publicamente pela primeira vez na I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em agosto de 2017.

Essa foi a primeira divulgação pública do LUPA, dando início efetivo às suas atividades.

Seguindo nessa direção, o LUPA afirma seu compromisso em contribuir com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, priorizando o cinema amador fluminense, e ampliando nossas atividades de formação e pesquisa neste campo.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

O conjunto de filmes, originalmente pertencente a um antiquário, foi doado ao LUPA-UFF em 2015. No início de 2017, através do convênio com a Cinemateca do MAM-RJ, esta solicitou à Cinemateca Brasileira a digitalização dos materiais, que foi realizada entre setembro e novembro de 2016.

Content and structure area

Scope and content

Não dispomos de maiores informações sobre o cineasta J. Nunes ou sua família.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

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Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Digital object () rights area

Accession area

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