CINEMATECA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

Zona de identitate

Identificator

BR RJCMAM

Forma autorizată a numelui

CINEMATECA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

Formularul paralel (e) de nume

Alta forma(e) a numelui

Tipul

  • Community

Contact area

 

Ricardo Cota

Tipul

Curador

Address

Adresa strazii

Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo

Locality

Rio de Janeiro

Regiune

Rio de Janeiro - RJ

Country name

Brazilia

Cod postal

20021-140

Telefon

Fax

Email

Nota

Description area

Istorie

A Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi fundada oficialmente em 7 de julho de 1955, ainda com o nome de Departamento do Filme do MAM e cumprindo a determinação original do museu de incorporar o cinema ao arco de exposição/exibição das expressões artísticas modernas. Ao longo de seis décadas de existência o setor estruturou-se em arquivo de filmes, centro de documentação correlata e sala de exibição audiovisual dos diferentes suportes, formatos, bitolas e padrões que o cinema e as demais formas de imagens em movimento assumiram ao longo do tempo, cobrindo película, magnético e digital.

A história da Cinemateca compreende um vasto número de iniciativas em termos de mostras, festivais, programas itinerantes, programação de salas comerciais, apoio à produção e finalização de filmes, coleta, conservação, recuperação e restauração de títulos brasileiros e estrangeiros, cursos, atendimento a pesquisas, principalmente de graduação e pós-graduação, realização de exposições documentais, colóquios, encontros, seminários e debates, formação de plateias e desenvolvimento de projetos pedagógicos, sem falar em pré-estreias de filmes, lançamento de livros, exibição de filmes silenciosos acompanhados de música ao vivo e performances interativas.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

Administrative structure

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O acervo acumulado atinge atualmente cerca de 80 mil rolos de filmes, 60 mil títulos em mídias magnéticas e digitais, biblioteca com 10 mil volumes, arquivo documental com 28 mil dossiês de publicidade e imprensa, 250 mil negativos e cópias de fotografias, 22 mil cartazes de filmes e eventos, além de catálogos, filmografias, obras de referência, brinquedos, equipamentos e diversas outras tipologias documentais. Com exceção da maior parte dos originais fílmicos, que estão na Cinemateca em regime de comodato e só podem ser consultados mediante autorização do detentor de direitos, o restante do acervo encontra-se aberto à consulta pública de forma gratuita. Parte do acervo já se encontra digitalizado e um importante arquivo pessoal como do crítico Alex Viany, está disponível para consulta on line na rede mundial de computadores.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De Terça à Sexta das 12h às 18h. Sábados, dom e feriados das 11h às 18h (bilheteria fecha 17h30)

Access conditions and requirements


  • COMODATOS: Os arquivos particulares em comodato, por sua condição especial, só podem ser consultados mediante autorização dos depositantes ou detentores legais, com exceção do Arquivo Alex Viany, digitalizado e disponibilizado para consulta pública direta na internet.

Accessibility

Services area

Research services

Reproduction services

Public areas

Zona de control

Descriere identificator

Institutie de indentificare

Reguli si/sau conventii folosite

Status

Nivelul de detaliu

Dates of creation, revision and deletion

Limba/limbi

  • portugheză braziliană

Manuscris(e)

Surse

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO. Apresentação. Disponível em: <http://mamrio.org.br/wp/museu_cinemateca/apresentacao/> Acesso em 09 de jul. de 2017

Note de intretinere

Access points

Access Points

  • Clipboard

Primary contact

Av Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ
BR 20021-140