Collection - Cinemateca de Curitiba

Identity area

Reference code

Title

Cinemateca de Curitiba

Date(s)

Level of description

Collection

Extent and medium

Possui um rico acervo de filmes (suportes em película, vídeo e dvd), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, materiais e componentes cinematográficos, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente), que estão disponíveis para pesquisas, consultas e visitas.

Context area

Name of creator

(5 de janeiro de 1973)

Administrative history

A Fundação Cultural de Curitiba nasceu do processo de transformações urbanas vivenciado pela cidade nas décadas de 1960 e 1970, que envolvia, além de uma série de ações de planejamento, uma política de preservação da cultura e da história da cidade. A definição do Setor Histórico, a criação do Centro de Criatividade de Curitiba e a inauguração do Teatro do Paiol, no início dos anos 70, contribuíram para amadurecer a proposta de um órgão municipal específico para gerenciar a as atividades culturais – até então, a cargo do Departamento de Relações Públicas e Promoções da Prefeitura.

Ao Paiol e ao CCC vieram somar outros espaços, como a Casa Romário Martins (1973), a Cinemateca de Curitiba (1975), o Teatro Universitário de Curitiba e o Circo Chic-Chic (1976), o Teatro do Piá (1978), o Solar do Barão (1980), a Casa da Memória (1981), a Gibiteca (1982), o Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (1988), o Teatro Novelas Curitibanas (1992), o Conservatório de Música Popular Brasileira (1993), o Memorial de Curitiba (1996), a Casa Erbo Stenzel, o Teatro Cleon Jacques e a rede de bibliotecas da FCC – atualmente Casas da Leitura (1998), a Casa Hoffmann (2003), o Espaço Cultural Capela Santa Maria (2008), apenas para citar alguns dos 57 espaços culturais abertos à população atualmente.

Programas, projetos e ações culturais movimentam tais locais e mais de 700 espaços alternativos em toda a cidade. Tamanha rede, demanda de uma estrutura funcional, de logística e manutenção de grande porte.

Com a criação da Camerata Antíqua de Curitiba, em 1974, a FCC passou a contar com grupos artísticos permanentes na sua estrutura, que hoje comporta ainda a Banda Lyra Curitibana, o Vocal Brasileirão e o Coral Brasileirinho, as Orquestras A Base de Corda e Sopro.

A FCC realiza ou apoia os principais eventos culturais da cidade, como a Oficina de Música (desde 1983), o Festival de Curitiba, o Carnaval, o Aniversário da Cidade e, mais recentemente a Corrente Cultural e a Gibicon.

Como na maioria das cidades centenárias, os espaços culturais concentram-se no centro das mesmas – até por se tratarem de construções históricas restauradas destinadas aos fins culturais. Embora as primeiras iniciativas de descentralização datem de períodos anteriores, a implantação dos Núcleos de Arte e Cultura nas Regionais, em 1998, tornou-se o marco da política de desconcentração geográfica da ação cultural.

A história da FCC é pontuada ainda por outros importantes marcos: a criação da Lei de Incentivo à Cultura, em 1991, cuja revisão em 2005 deu origem ao Programa de Apoio e Incentivo à Cultura; o início das ações de responsabilidade social, com a criação do Programa Rede Sol – Arte Solidária, em 1997 e a criação do Conselho Municipal de Cultura, em 2006.
Consciente da importância das ações já desenvolvidas, a atual gestão investe na ampliação e no aprimoramento das mesmas, bem como em projetos de inovação para a cultura no município, a fim de escrever mais um capítulo na história desta instituição que já dura 40 anos.

Archival history

Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cinéfilos e cineastas na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede da Cinemateca, com espaço adequado ao acervo de filmes e à documentação para pesquisa, bem como melhores condições para as mostras de cinema, foi inaugurada em 22 de abril de 1998. As instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os amantes do cinema. No início de 2007, passou por uma reforma, com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhorias dos já existentes.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A Cinemateca de Curitiba tem como atribuições a preservação da memória cinematográfica, a pesquisa e documentação, a formação e a difusão do cinema de arte. A Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, com sessões diárias à tarde e à noite, lançamentos com o melhor da cinematografia mundial, nacional e local, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros. A Cinemateca se destaca também pelo trabalho de prospecção e preservação do cinema do Paraná - da fase pioneira à atual - e na revelação de novos cineastas.

A Cinemateca de Curitiba recebe eventos nas áreas de cinema e vídeo. A realização de eventos em parceria com entidades solicitantes seguirá orientações específicas. A solicitação deverá ser feita pelo interessado, pessoalmente, no horário comercial, na administração da Cinemateca.

Como contrapartida pela sessão do espaço, as logomarcas da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba deverão constar em no material de divulgação como apoiadora da exibição.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Endereço:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Contato:
(41) 3321-3252
agendacinemateca@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
9h às 12h e 14h às 22h (3ª a 6ª feira) e 14h às 22h (sábado e domingo). O espaço só abre na 2ª feira quando há programação especial.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places