CENTRO TÉCNICO AUDIOVISUAL (SECRETARIA DO AUDIOVISUAL/MINISTÉRIO DA CULTURA)

Identity area

Identifier

BR RJ CTAV

Authorized form of name

CENTRO TÉCNICO AUDIOVISUAL (SECRETARIA DO AUDIOVISUAL/MINISTÉRIO DA CULTURA)

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

Type

  • Regional

Contact area

 

Marcelo Otávio de Souza Gomes

Type

Coordenador de Formação Audiovisual

Address

Street address

Av. Brasil, 2482, Benfica

Locality

Rio de Janeiro

Region

Rio de Janeiro - RJ

Country name

Brazil

Postal code

20930-040

Telephone

(21) 3501-7821

Fax

Note

Description area

History

O CTAv nasceu a partir de uma parceria entre a Embrafilme e o National Film Board (NFB), do Canadá. Um acordo de cooperação técnica, assinado em 1985, possibilitou a criação do Centro Técnico Audiovisual, que na época era vinculado à Diretoria de Operações Não-Comerciais da Embrafilme (DONAC).

Em 1987 o governo federal desmembra a Embrafilme por meio da criação da Fundação do Cinema Brasileiro (FCB), que assume todas as atividades do antigo DONAC/Embrafilme. Como o CTAv fazia parte deste departamento, também é incorporado, passando a ser uma superintendência da FCB.
Em 15 março de 1990, por meio de Decreto-Lei, o Ministério da Cultura e todas as fundações e empresas a ele vinculadas, entre elas, a FCB e a EMBRAFILME, são extintas. Nesse mesmo ano, como alternativa, foi criada a Secretaria de Cultura, ligada diretamente à Presidência da República.
O governo Collor criou o IBAC – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, que absorveu parte do pessoal e as atividades das fundações extintas em 1990 (FCB, Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen), e Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mais tarde o Instituto é renomeado como Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, aproveitando uma sigla conhecida e respeitada no mercado. A antiga estrutura da FCB passa a ser o departamento de Cinema e Vídeo da Funarte, conhecido como Decine-CTAv.
O Decine-CTAv realizava diversas atividades, como a promoção de mostras de curtas-metragens, distribuição de produtos audiovisuais, pesquisa e, principalmente, apoio ao desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, priorizando filmes de curta e média-metragem.
Em 2003, o Departamento de Cinema e Vídeo (Decine-CTAv) é desvinculado da Funarte e incorporado à estrutura da Secretaria do Audiovisual – órgão da administração direta do Ministério da Cultura. Como Gerência da SAV, assume a denominação de Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAv/MinC).

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

Administrative structure

GABINETE:
Coordenadora-Geral

  • Comunicação

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO:
Coordenador

  • Financeiro
  • Informática
  • Patrimônio
  • Suporte operacional
  • Serviços gerais

COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL:
Coordenador de formação Audiovisual
COORDENAÇÃO DE DIFUSÃO:
Coordenadora da Difusão
Coordenadora da Difusão substituta

  • Acervo
  • Apoio à Mostras e Festivais
  • Documentação
  • Pesquisa
  • Formulação de Conteúdo

COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA TÉCNICA:
Coordenador de Infraestrutura Técnica

  • Animação
  • Serviços CTAv
  • Vídeo

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings


  • FILMOGRAFIA HUMBERTO MAURO: Nascido em Volta Grande, Zona da Mata mineira, a 30 de abril de 1897, quando o cinema dava seus primeiros passos, Humberto Mauro legou à história uma obra com cerca de 260 filmes que o tempo faz cada vez mais clássica, profunda e necessária para o entendimento do Brasil deste século.


  • FILMES INC: O Instituto Nacional do Cinema foi um órgão gestor do cinema brasileiro criado em 1966 e extinto em 1975. Em quase uma década dezenas de filmes foram realizados pelos mais diversos cineastas.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

Segunda a sexta das 08:00 às 17:00

Access conditions and requirements


  • EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS, MIXAGEM COM TÉCNICO CREDENCIADO, MIXAGEM E VISIONAMENTO: passam por uma Comissão de Seleção que os aprova levando em consideração o limite da capacidade de operação do órgão e uma análise comparativa, que privilegia projetos de baixo orçamento, curtas-metragens, documentários e filmes de realizadores universitários e independentes.
  • TRANSCRIÇÃO DE SOM (em alguns suportes digitais): Caso você pretenda requisitar algum destes quatro serviços, ou outros que o CTAv possa atender, excluídos aqueles cujos formulários de inscrição estão disponíveis neste portal, envie um email para atendimento.ctav@cultura.gov.br. Os projetos serão atendidos dentro das possibilidades do CTAv, de acordo com a ordem de chegada das solicitações.

Accessibility

Services area

Research services

Reproduction services


  • CABINES: O Centro Técnico Audiovisual possui uma cabine destinada à pesquisa de filmes do acervo da instituição. Para pesquisar, entre em contato com o setor e solicite o que você precisa. Os contatos são: pesquisa.ctav@cultura.gov.br ou imagem.ctav@cultura.gov.br . As exibições devem ser agendadas previamente com Rosângela ou Paulo Roberto nos emails acima. A Sala tem capacidade para 25 pessoas. A sala comporta 25 pessoas e tem projeções em 35mm / 16mm e DVD.

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

CENTRO TÉCNICO AUDIOVISUAL. Histórico. Disponível em: <http://ctav.gov.br/institucional/historico/> Acesso em 09 de jul. de 2017

Maintenance notes

Access points

Access Points

  • Clipboard

Primary contact

Av. Brasil, 2482, Benfica
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ
BR 20930-040