ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Zona de identitate

Identificator

BR MGAPCBH

Forma autorizată a numelui

ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Formularul paralel (e) de nume

Alta forma(e) a numelui

Tipul

  • Community

Contact area

 

Yuri Mello Mesquita

Tipul

Diretor

Address

Adresa strazii

RUA: ITAMBÉ N°227, BAIRRO: FLORESTA

Locality

Belo Horizonte

Regiune

Minas Gerais - MG

Country name

Brazilia

Cod postal

30150-150

Telefon

(31)3277-4603

Fax

(31) 3277-4663

Email

Nota

Description area

Istorie

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority


  • BELO HORIZONTE. Lei n. 5.899 de 20 de maio de1991. Dispõe sobre a política municipal de arquivos públicos e privados e dá outras providências.
  • BELO HORIZONTE. Lei n. 5.900 de 20 de maio de 1991. Dispõe sobre a criação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e dá outras providências.
  • BELO HORIZONTE. Decreto 14371 de 13 de Abril de 2011. Aprova o estatuto da Fundação Municipal de Cultura e dá outras providências.
  • BRASIL. Lei Federal n.° 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Administrative structure

Criado em 1991, dentro da estrutura da Administração Direta da Prefeitura de Belo Horizonte, o APCBH, após a Reforma Administrativa de dezembro de 2004, passou a subordinar-se à Fundação Municipal de Cultura. Sua atual organização estrutural está prevista no Decreto 14371, de 13 de abril de 2011, que aprova o estatuto da Fundação Municipal de Cultura e dá outras providências. De acordo com esse dispositivo, o arquivo é composto por uma diretoria, dois departamentos e por duas divisões: Departamento de Gestão de Documentos, Departamento de Tratamento, Pesquisa e Acesso, Divisão de Arquivos Permanentes e Divisão de Conservação e Reprodução de Documentos .

Records management and collecting policies

Ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte são recolhidos os acervos acumulados e produzidos pelos diversos órgãos da administração pública municipal incluindo os documentos remanescentes de órgãos extintos. Tais acervos são organizados em fundos e coleções.

Buildings

Holdings

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De segunda-feira a sexta-feira das 9 às 12h30 e 13h30 às 17 horas.

Access conditions and requirements

O acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte é aberto a consultas públicas, a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio. Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas se identificar.

Accessibility

Services area

Research services


  • Encontram-se a disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento poderá sair de seu recinto.


  • Desde 2011, o APCBH mantém um banco de dados projetado para dar acesso a todo o seu acervo. Esse sistema vem sendo alimentado regularmente e pode ser consultado no endereço www.acervoarquivopublico.pbh.gov.br.


  • Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros.

Reproduction services

Public areas

Zona de control

Descriere identificator

Institutie de indentificare

Reguli si/sau conventii folosite

Status

Nivelul de detaliu

Dates of creation, revision and deletion

Limba/limbi

  • portugheză braziliană

Manuscris(e)

Surse

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=arquivopublico&tax=15652&lang=pt_BR&pg=6742&taxp=0&> Acesso em 09 de jul. de 2017

CULTURA. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte comemora 25 anos. Disponível em: <http://www.cultura.mg.gov.br/documentos/story/3177-arquivo-publico-da-cidade-de-belo-horizonte-comemora-25-anos> Acesso em 09 de jul. de 2017

Note de intretinere

Access points

Access Points

  • Clipboard

Primary contact

RUA: ITAMBÉ N°227, BAIRRO: FLORESTA
Belo Horizonte, Minas Gerais - MG
BR 30150-150