ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Área de identidad

Identificador

BR MGAPCBH

Forma autorizada del nombre

ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

  • Comunidad

Área de contacto

 

Yuri Mello Mesquita

Tipo

Diretor

Dirección

Dirección (calle)

RUA: ITAMBÉ N°227, BAIRRO: FLORESTA

Localidad

Belo Horizonte

Región

Minas Gerais - MG

Nombre del país

Brasil

Código postal

30150-150

Teléfono

(31)3277-4603

Fax

(31) 3277-4663

Correo electrónico

Notas

Área de descripción

Historia

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad


  • BELO HORIZONTE. Lei n. 5.899 de 20 de maio de1991. Dispõe sobre a política municipal de arquivos públicos e privados e dá outras providências.
  • BELO HORIZONTE. Lei n. 5.900 de 20 de maio de 1991. Dispõe sobre a criação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e dá outras providências.
  • BELO HORIZONTE. Decreto 14371 de 13 de Abril de 2011. Aprova o estatuto da Fundação Municipal de Cultura e dá outras providências.
  • BRASIL. Lei Federal n.° 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Estructura administrativa

Criado em 1991, dentro da estrutura da Administração Direta da Prefeitura de Belo Horizonte, o APCBH, após a Reforma Administrativa de dezembro de 2004, passou a subordinar-se à Fundação Municipal de Cultura. Sua atual organização estrutural está prevista no Decreto 14371, de 13 de abril de 2011, que aprova o estatuto da Fundação Municipal de Cultura e dá outras providências. De acordo com esse dispositivo, o arquivo é composto por uma diretoria, dois departamentos e por duas divisões: Departamento de Gestão de Documentos, Departamento de Tratamento, Pesquisa e Acesso, Divisão de Arquivos Permanentes e Divisão de Conservação e Reprodução de Documentos .

Administración de registros y políticas de recolección

Ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte são recolhidos os acervos acumulados e produzidos pelos diversos órgãos da administração pública municipal incluindo os documentos remanescentes de órgãos extintos. Tais acervos são organizados em fundos e coleções.

Edificios

Fondos

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda-feira a sexta-feira das 9 às 12h30 e 13h30 às 17 horas.

Condiciones de acceso y requisitos

O acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte é aberto a consultas públicas, a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio. Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas se identificar.

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación


  • Encontram-se a disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento poderá sair de seu recinto.


  • Desde 2011, o APCBH mantém um banco de dados projetado para dar acesso a todo o seu acervo. Esse sistema vem sendo alimentado regularmente e pode ser consultado no endereço www.acervoarquivopublico.pbh.gov.br.


  • Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros.

Servicios de reproducción

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=arquivopublico&tax=15652&lang=pt_BR&pg=6742&taxp=0&> Acesso em 09 de jul. de 2017

CULTURA. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte comemora 25 anos. Disponível em: <http://www.cultura.mg.gov.br/documentos/story/3177-arquivo-publico-da-cidade-de-belo-horizonte-comemora-25-anos> Acesso em 09 de jul. de 2017

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Portapapeles

Contacto principal

RUA: ITAMBÉ N°227, BAIRRO: FLORESTA
Belo Horizonte, Minas Gerais - MG
BR 30150-150