Collection BR RSAHR - Arquivo Histórico Regional (AHR)

Restauração do livro Maná (AHR - UPF)

Identity area

Reference code

BR BR RSAHR

Title

Arquivo Histórico Regional (AHR)

Date(s)

  • 1984 (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

Context area

Name of creator

Biographical history

O ensino superior foi uma realidade distante, porém muito sonhada, dos moradores do interior do estado durante um longo período. Enquanto na capital, ainda no final do século XIX, foram criadas as escolas de Farmácia, Química e Engenharia, apenas na década de 1930 os primeiros cursos chegaram ao interior do Rio Grande do Sul, tendo como pioneiras as cidades de Pelotas e Santa Maria.

Em Passo Fundo, o processo ocorreu um pouco mais tarde, mas nem por isso de forma menos exitosa. Na metade do século XX, o município passava por um intenso processo de migração das comunidades rurais para a cidade, movimento que era acompanhado pelo aumento dos cursos ginasiais, que se preocupavam com a formação de professores para atender à expansão do ensino. Foi nesse período que a comunidade começou a se mobilizar em busca de alternativas que possibilitassem que os jovens dessem continuidade a seus estudos e contribuíssem de forma determinante no desenvolvimento da região. Na década de 1950, foram dados os primeiros passos rumo à consolidação de uma das mais importantes instituições do norte do Rio Grande do Sul: a Universidade de Passo Fundo.

A ousadia desses pioneiros rendeu frutos. No livro Universidade comunitária – Uma experiência inovadora, o ex-reitor, professor Elydo Alcides Guareschi, resume: “A UPF foi e continua sendo uma experiência fascinante. Ela não foi ato da generosidade de algum governante. Não caiu de paraquedas num determinado lugar. Ela foi pensada e desejada. Nasceu do sonho e da vontade de visionários”. Ao longo de sua trajetória, mais de 70 mil profissionais foram formados.

Archival history

O Arquivo Histórico Regional (AHR) iniciou suas atividades com a denominação de Museu e Arquivo Histórico Regional, no Campus I, em 1984. Após uma reorganização física e nominativa recebeu a designação atual e foi alocado no Campus III da UPF, no centro de Passo Fundo. O AHR está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF e ao curso de Graduação em História, servindo de local de guarda, conservação e restauro e, sobretudo, de laboratório para pesquisadores da cidade e região, vetor para a produção do conhecimento.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

O Acervo do Arquivo Histórico Regional está subdividido em seções, de acordo com a proveniência dos conjuntos documentais.

Arquivos de Comunicação Social - Conjuntos de periódicos editados pela imprensa, por empresas e associações: jornais, revistas, informativos, almanaques. São também as publicações não periódicas editadas sob a responsabilidade de órgãos da imprensa: coletâneas de literatura, manuais de redação, obras impressas em fascículos. São, ainda, as publicações não periódicas editadas pela imprensa, por empresas e associações com o objetivo de informar sobre atualidades e de noticiar eventos: álbuns comemorativos, álbuns de sociedade, guias turísticos.

Catálogo geral

Catálogo detalhado – descrição dos números/edições de periódicos do fundo do AHR que possuem poucas edições.

Arquivos Públicos - Conjuntos de documentos produzidos por órgãos governamentais no exercício de suas atividades. São discursos, portarias, acórdãos, livros de protocolo, correspondências. No Arquivo Histórico Regional (AHR), você pode encontrar documentos produzidos pelos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – nos três níveis de sua atuação – federal, estadual e municipal. No nível estadual e municipal, o AHR concentra seu acervo exclusivamente na documentação produzida pelos governos do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo.

Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha - São partes dos conjuntos de documentos produzidos no município de Lagoa Vermelha – RS por órgãos governamentais (executivo, legislativo e judiciário) no exercício de suas atividades, no período entre o final do século XIX e a década de 1960. São exemplos os discursos, os editais, as portarias, os requerimentos da Prefeitura Municipal; o notariado do Juizado do Termo de Lagoa Vermelha ou as correspondências da Delegacia de polícia.

Justiça do Trabalho de Passo Fundo - RS - 4ª Região - São processos da Justiça do Trabalho da cidade de Passo Fundo com datas entre os anos de 1983 e 2009. Até o ano de 1991 funcionava apenas a Primeira Vara e em 1992 foi instalada a Segunda.

Comarca de Soledade (somente consulta local) - São processos da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, das Comarcas de Passo Fundo e Soledade, em fase de organização. A primeira tem documentos desde os anos de 1930, mas é a partir da década de 1940 que está a maioria das peças, chegando até o ano de 1998. Na Comarca de Soledade a documentação compreende o período entre os anos de 1860 e 1980. São processos cíveis e criminais nas Varas de Órfãos e Ausentes, Primeira e Segunda, no caso de Soledade e da Primeira a Quintas Varas na Comarca de Passo Fundo.Disponibilizamos até o momento um catálogo provisório da Vara de Órfãos e Ausentes e da Primeira Vara de Soledade.

Secretaria das Obras Públicas do Rio Grande do Sul - Esse é o catálogo auxiliar que contem Mapas de lotes rurais da Divisão de Terras Públicas do Rio Grande do Sul, de sua sede no norte do estado.

Mapas - Secretaria das Obras Públicas do Rio Grande do Sul

Arquivos Pessoais:

Alfredo Custódio - Esse acervo contém material de publicidade, fotografias, letras de músicas ou mesmo rascunhos de jornais e revistas. Documentos que demonstram extratos da vida pública do maestro Alfredo Custódio entre as décadas de 1940 e 1960.

Zeferino Demétrio Costi & Cia. Ltda. - Documentação referente à empresa Z. D. Costi & Cia. Ltda. contendo documentos como mapas, correspondências, diplomas, plantas e projetos com datas que vão do final da década de 1940 até a década de 1980.

Nicolau Araújo Vergueiro - Acervo predominantemente bibliográfico organizado por temas como historia, política, literatura, biografias e psicologia. São relevantes os exemplares de revistas do início do século XX e sua documentação pessoal com memórias e fotografias.

Arquivos Sociais - Documentos produzidos por entidades coletivas de funções representativas, benemerentes ou educacionais. É a documentação pertencente a sindicatos, a universidades, a sociedades, a fundações. No AHR, você pode encontrar documentos produzidos por entidades com sede em Passo Fundo, tais como a Fundação Universidade de Passo Fundo, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Passo Fundo, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Passo Fundo.

Fundação Universidade de Passo Fundo - A trajetória da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) tem sua origem em 28 de junho de 1967, fruto da fusão da Sociedade Pró-Universidade e do Consórcio Universitário Católico. Com caráter comunitário e regional, a Fupf foi declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 7/67, estadual pelo Decreto nº 18.679/67 e federal pelo Decreto nº 62.575/68, sendo autorizada a funcionar pelo Decreto nº 62.835/68. A Fundação Universidade de Passo Fundo é mantenedora da Universidade de Passo Fundo, do Centro de Ensino Médio Integrado e do Centro de Línguas da FUPF, também denominado UPF Idiomas.

Partituras - partituras provenientes da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC)

Instituto Histórico de Passo Fundo - Acervo digitalizado. Os originais foram restituídos ao IHPF - R. Teixeira Soares, 1268 - Centro ou acessando pelo Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

Biblioteca Auxiliar - Consiste em uma relação da bibliografia auxiliar disponível para pesquisa. Sua catalogação está em fase final, sendo posteriormente disponibilizada para consulta virtual.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Contato
Arquivo Histórico Regional
Universidade de Passo Fundo - Campus III
Rua Paissandu, 1756 - Centro
Passo Fundo - RS
CEP 99010-102
E-mail: ahr@upf.br
Fone: (54) 3316-8516
Horário: Manhã: 08:00 às 11:30 (de segundas a sextas-feiras) Tarde: 13:30 às 17:30 (de segundas a sextas-feiras)

Consulta Local
A consulta local poderá ser realizada, de segundas às sextas feiras, em horário de expediente, pela manhã e à tarde, por usuários acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade de Passo Fundo e outras instituições de ensino, como também por público não-acadêmico. A utilização das dependências do Arquivo, como também da documentação para a pesquisa, não acarretará nenhum custo para o usuário.

Visita Programada
O AHR recebe - mediante programação antecipada - turmas para visitação. Esse serviço deve ser consultado pelo interessado junto ao Arquivo, com no mínimo uma semana de antecedência para que a programação seja efetuada.

Regulamento
Normas de funcionamento

Art. 01 - Horário de funcionamento:
• Manhã: 8h às 11 h 30 min (de segundas a sextas-feiras)
• Tarde: 13h 30 min às 17h 30 min (de segundas a sextas-feiras)
Art. 02 - Todos os usuários do AHR deverão deixar as pastas, sacolas, periódicos, particulares e/ou outros objetos na estante, na entrada do arquivo, podendo unicamente entrar com pertences para fazer os apontamentos.
§ Primeiro: o arquivo não se responsabilizará por eventuais extravios do que ficar na estante;
§ Segundo: na saída o usuário pega o seu material;
Art. 03 - Caberá unicamente aos usuários a busca das informações. O Arquivo Histórico Regional fica desobrigado de fazer a reserva de documentos para pesquisas futuras.
Art. 04 - É proibida a retirada de documentos ou livros do Arquivo para pesquisa domiciliar, tampouco copiá-los por sistema de fotocópia.
Art. 05 - Só é permitido o uso de lápis durante as pesquisas.
Art. 06 - É expressamente proibido riscar no material de consulta e/ou apoiar-se com cotovelos nos mesmos.
Art. 07 - O usuário é responsável pela preservação dos documentos por ele manuseados.
Art. 08 - Fica proibido fumar nas dependências do Arquivo.
Art. 09 - Na área do acervo e de consulta é proibido trazer comida e bebidas.
Art. 10 - Para que todos possam aproveitar ao máximo o tempo destinado à leitura e à pesquisa, o ambiente do Arquivo deverá ser de silêncio, sendo vedado o uso de telefones celulares.
Art. 11 - Após a consulta, o material deverá ser deixado sobre a mesa.
Art. 12 - Todo usuário e visitante do AHR deve registrar os dados solicitados pelo livro de registro de presença.
Art. 13 - Os casos não previstos neste regulamento, serão decididos pela coordenação do AHR.

Conditions governing reproduction

Cópias de documentos
É vetada a retirada de documentos do AHR para pesquisa e/ou fotocópias. Todavia, abre-se a possibilidade da cópia digital, por meio de câmera fotográfica que poderá ser feita pelo pesquisador, com equipamento próprio, ou pela equipe do Arquivo.

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Guia de Visitação Cemitério da Vera Cruz
O Cemitério Vera Cruz pode ser percorrido em roteiros de interesse pela estatuária, artístico ou de personagens que influenciaram a nossa história. Roteiro completo em: https://drive.google.com/file/d/0B5BJ6nSKz9lsUnBnSHBkZ1pSOWs/view

Catálogos disponíveis em: http://www.ahr.upf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=31

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Comutação
O Arquivo Histórico Regional mantém junto ao seu acervo uma reserva técnica que se destina à comutação de obras. Há publicações e periódicos. Os interessados nessa possibilidade, devem entrar em contato com o Arquivo, relacionando as peças que se deseja comutar. Cada caso será analisado separadamente.

Restauração e Conservação Preventiva
As atividades de restauração e conservação preventiva não restringem-se apenas aos conjuntos documentais sob a guarda do AHR. O Arquivo Histórico recebe da comunidade regional documentos em diversos graus de deterioração e realiza intervenções de restauro e ou conservação. Para ter acesso a esse serviço basta entrar em contato com o Arquivo e trazer a documentação para uma avaliação e orçamentos prévios.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

1968

Language(s)

Script(s)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places